Politica

BH oferta ‘viagens extras’ de ônibus para atender demanda da greve do metrô

Em meio à greve dos metroviários, que suspende totalmente a operação do metrô, a Prefeitura de Belo Horizonte garante ter reforçado o número de viagens de ônibus. Segundo o Executivo, a ampliação beneficia linhas que atendem as Estações Vilarinho e São Gabriel. A paralisação dos trens está mantida para esta quinta-feira (15).

“A BH trans realiza o acompanhamento da operação, e viagens extras são disponibilizadas de acordo com a demanda”, explicou a prefeitura, sem precisar a quantidade de viagens adicionais ofertadas. “Em situações como essa, o plano de reforço é acionado para garantir o acesso dos usuários”, completou a nota.

Mais cedo, a Prefeitura havia informado que estudava a ampliação das viagens, conforme o plano de reforço.

Para atender aos usuários, a linha E019 (Estação Eldorado/Belo Horizonte) foi reativada. As viagens ocorrem das 5h30 às 23h, ao preço de R$ 4,50. Passageiros que usam a integração pagarão o valor conforme a linha integrada.

Itinerário: Estação Eldorado, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, Av. do Contorno, Av. dos Andradas, Rua dos Caetés, Rua da Bahia, Rua dos Tupinambás, Av. dos Andradas, Av. do Contorno, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, Estação Eldorado.

Greve
Em protesto ao processo de privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), metroviários deram início à greve na manhã desta quarta-feira. Todas as dezenove estações amanheceram com os portões fechados.

Há uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) que obriga o cumprimento de uma escala mínima. Contudo, ainda não há definição se a categoria cumprirá a ordem. Desta forma, a operação dos trens segue suspensa nesta terça-feira.

Essa é a terceira vez em que os metroviários aderem a paralisação total em 2022. O mesmo também ocorreu nos dias 25 e 26 de agosto e em 5 e 6 de outubro. De acordo com a CBTU, somente neste ano, a operação dos trens foi afetada por movimento grevista em 90 dos 345 dias. Os dados consideram o período de primeiro de janeiro ao dia 12 de dezembro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo