Tecnologia

Caminhão híbrido com tecnologia mineira é atração na Copa Truck

Primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo, Mission Zero usa nióbio produzido em Minas para aprimorar eficiência energética; veículo é uma das atrações da Copa Truck, neste fim de semana

Após vitória na primeira etapa da Copa Truck, realizada em Goiânia, o Meteor Mission Zero volta a ser atração da “Fórmula 1” dos pesados, neste fim de semana, no circuito de Interlagos, em São Paulo.

O primeiro caminhão de corrida híbrido elétrico do mundo, pilotado por Felipe Giaffone, tem como propósito iniciar uma jornada em direção a zerar sua própria emissão de carbono, a partir de uma série contínua de inovações.

Em linha com a tendência mundial de adoção de práticas mais sustentáveis e graças à parceria com a CBMM, com sede em Araxá (MG), o Mission Zero adota uma tecnologia de motorização híbrida aliada ao nióbio, metal que confere mais resistência, leveza e segurança, tornando o caminhão ainda mais competitivo.

Nanotecnologia envolvida

Também faz parte da jornada tecnológica a possibilidade de adoção de materiais nanocristalinos (ligas que, com o nióbio, adquirem um conjunto único de propriedades eletromagnéticas) aplicáveis à eletroeletrônica e em componentes para o carregamento com maior eficiência energética.

“Nosso foco é fazer implementações progressivas e aperfeiçoar componentes essenciais do caminhão. O nióbio é um elemento chave nesta jornada altamente tecnológica. Pequenas adições deste metal com propriedades únicas conseguem aumentar o desempenho de materiais utilizados, já que o veículo fica mais leve e consome menos combustível”, explica Érico França, analista de desenvolvimento de mercado da CBMM, que acompanhou o desenvolvimento do projeto.

“A Copa Truck permite testar os materiais e novos componentes ao limite. É como colocar um laboratório nas pistas; nos permite inovar mais rápido”, completa França. Durante a competição, as novas tecnologias são exploradas e testadas em condições extremas, com foco em eficiência energética, segurança, otimização de peso e neutralização das emissões de carbono.

O Mission Zero é fruto de uma parceria de desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus com a CBMM, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições.

Sistema Kers

O caminhão de corrida da Volkswagen pilotado por Felipe Giaffone na Copa Truck foi pensado nos detalhes com um pacote de trem de força e demais componentes que levam à redução do consumo de combustível e das emissões.

O conjunto híbrido, com motor elétrico para auxílio do motor a diesel, é uma das novidades do veículo. A integração eletrônica utiliza de forma inteligente e sincronizada ambos os sistemas de tração (elétrica e combustão), com um sistema de regeneração de energia durante a frenagem, conhecido como Kers, para recarregar as baterias.

A CBMM e Volkswagen Caminhões e Ônibus ingressam em parceria para incentivar a mobilidade elétrica. O acordo visa o desenvolvimento e aplicação de baterias de recarga ultrarrápida para utilização em veículos elétricos concebidos pela montadora. O uso do nióbio com essa finalidade é inédito na indústria automotiva mundial.

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