Hot News
A mente otimizando a prática: entenda como o treinamento mental melhora o desempenho esportivo
Aprendendo a cuidar do futuro de forma prática: saiba como tornar a educação mais sustentável e eficiente
Entenda as armadilhas com visto EB-2 NIW e como elas afetam os brasileiros
Desafios e Oportunidades: A Política Mineira em 2025
Transformação Digital na Educação de Minas Gerais: Como a Tecnologia Está Revolucionando os Processos Administrativos
Tribuna Mineira Notícias
  • Início
  • Noticias
    NoticiasShow More
    O Impacto das Mudanças Climáticas no Aquecimento de Minas Gerais e Suas Consequências
    6 Min Read
    Leonardo Siade Manzan
    Prepare-se: a tributação de bens digitais pode ser a chave para o seu sucesso financeiro!
    5 Min Read
    Lina Rosa Gomes Vieira da Silva
    Como a arte-educação contribui para a formação cidadã na infância? Saiba agora!
    6 Min Read
    SG Consórcios - Segatt e Genrro
    O caminho para o sucesso: como o crédito estrategicamente escolhido pode transformar seu negócio?
    5 Min Read
    Entenda as armadilhas com visto EB-2 NIW e como elas afetam os brasileiros
    5 Min Read
  • Politica
    PoliticaShow More
    Governo de Minas participa da abertura do evento Mercado em Conexão, da Universidade Federal de Minas Gerais
    6 Min Read
    Governo de Minas Gerais Impulsiona Mobilidade com Entrega de Novos Ônibus para a Região Metropolitana de Belo Horizonte
    5 Min Read
    A Morte do Ex-Governador Newton Cardoso: Legado e Lamentações de Líderes Políticos
    5 Min Read
    O que Lula vai entregar ao MST na viagem a Minas Gerais: Expectativas e Impactos
    7 Min Read
    Quem são os prováveis candidatos ao governo de Minas em 2026? Confira
    5 Min Read
  • Tecnologia
    TecnologiaShow More
    Transformação Digital na Educação de Minas Gerais: Como a Tecnologia Está Revolucionando os Processos Administrativos
    5 Min Read
    Tecnologia educacional avança: ferramenta de exercícios inédita para estudantes e educadores da rede pública estadual de ensino é lançada em Minas Gerais
    5 Min Read
    Inovações Tecnológicas e Investimentos na Educação de Minas Gerais: O Futuro do Ensino Público
    6 Min Read
    Prodemge Impulsiona Inovação Aberta no Setor Público com o Programa Trem
    6 Min Read
    Governo de Minas Implementa Nova Tecnologia de Reconhecimento Facial no Carnaval de Belo Horizonte para Garantir Maior Segurança
    5 Min Read
  • Sobre Nós
Font ResizerAa
Tribuna Mineira NotíciasTribuna Mineira Notícias
Search
  • INICIO
  • Noticias
  • Tecnologia
  • Politica
  • Brasil
Follow US
Tribuna Mineira Notícias > Blog > Noticias > Governo de Minas define diretrizes para implementação da logística reversa no estado
Noticias

Governo de Minas define diretrizes para implementação da logística reversa no estado

Harris Stolkist By Harris Stolkist Published 14/02/2024
Share

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou, nesta ultima sexta-feira (9/2), a Deliberação Normativa Copam nº 249/2024, que define as diretrizes para implementação, operacionalização e monitoramento de sistemas de logística reversa no estado.

O ato normativo aborda em um único regulamento as normas gerais para todos os setores sujeitos à logística reversa de produtos e embalagens.

A logística reversa é um conjunto de ações que envolve a coleta, transporte, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens no pós-consumo, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental.

Por meio dessa operação, os produtos, as suas embalagens ou outros resíduos voltam ao fabricante, que fica responsável por gerenciar os procedimentos de destinação final.

A deliberação, aprovada em 30/1/2024 pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), determina que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de diversos produtos devem estruturar, implementar e operacionalizar Sistema de Logística Reversa (SLR), mediante retorno dos produtos e embalagens pós-consumo.

O ato normativo também orienta que a operação precisa ser feita de forma particular, independente de serviço público de limpeza.

Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, de acordo com o ato normativo, podem atender as obrigações estabelecidas de forma coletiva ou individual.

A exigência é que seja formalizado à Semad o Plano de Logística Reversa ou o Termo de Compromisso de Logística. Vale lembrar que o plano, independentemente de estar ou não atrelado ao Termo de Compromisso, precisa ser cadastrado junto à Secretaria até dia 30/12/2024.

Já a comprovação do cumprimento das disposições constantes do Plano de Logística Reversa quanto à implementação dos SLRs, junto ao órgão, se dará mediante apresentação dos Relatórios Anuais de Resultados da Logística Reversa, até 31/7 de cada ano, considerando o período de 1/1 a 31/12 do ano anterior.

“É um passo importante para a sustentabilidade em Minas Gerais e definitivo para implantarmos a economia circular no estado. É também um passo importante para a política de mudanças climáticas. Somos o quinto estado a regulamentar a política de logística reversa. Os resíduos são importantes para que tenhamos esse olhar de toda a cadeia, desde a geração até a reutilização”, pontuou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Pioneirismo

Estados como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Maranhão regulamentaram a obrigatoriedade da logística reversa para várias categorias de produtos pós-consumo, mas apenas Minas Gerais colocou como prioridade a valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

O ato normativo prevê que os responsáveis pela implementação e operacionalização dos SLRs de embalagens em geral terão que priorizar a comercialização dos materiais a partir de catadores, antes de usar os créditos de reciclagem oriundos de outros operadores logísticos.

De forma pioneira, a deliberação colocou como comprovação da obrigação a vinculação ao Bolsa Reciclagem, programa da Semad que possui associações e cooperativas cadastradas.

Além disso, o ato normativo determina que outras ações sejam tomadas para abranger catadores que atuam de forma individual ou por meio de organizações que ainda não conseguiram se cadastrar no programa.

Outro ponto que beneficia os catadores é que, apesar de ser vedada a compensação de um material pelo outro, no caso das embalagens em geral destinados a partir de 1/1/2025, os SLRs poderão apurar o cumprimento das metas quantitativas, independentemente do tipo de material recuperado, desde que tenha mais de 70% da meta de recuperação cumprida por meio de parceria com catadores ou entidades.

Contribuição para a economia

Além de contribuir com o meio ambiente, a logística reversa gera renda a quem precisa, como no caso dos catadores de recicláveis.

No Brasil, o impacto do setor de resíduos sobre a economia é muito relevante. Uma tonelada de resíduos encaminhada à recuperação e reciclagem gera cerca de 40 vezes mais postos de trabalho do que a mesma tonelada de resíduos encaminhada à disposição final em aterros.

Com a logística reversa, a quantidade de resíduos gerados acaba sendo reduzida, otimizando os processos produtivos de empresas, uma vez que a utilização do material reciclável faz com que o custo com matéria prima seja reduzida de forma considerável, conquistando, assim, uma vantagem competitiva no mercado. Desta forma, abre-se a possibilidade de redução do preço de diversos produtos ao consumidor final.

Processo de construção da deliberação

Diante da necessidade de regulamentação, em junho 2021 teve início a discussão, ainda interna, de uma proposta de deliberação normativa que posteriormente seria apresentada aos principais atores envolvidos na temática, visando a construção de um processo que tivesse a contribuição da sociedade.

Nesse contexto, em agosto de 2022 foi realizada uma reunião pública na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), para a qual foram convidados os representantes dos setores envolvidos na temática, academia, prefeituras, representantes do comércio e os catadores de materiais recicláveis.

Os participantes tiveram a oportunidade de apresentarem suas dúvidas e contribuições na reunião e, posteriormente, encaminhá-las por escrito à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que as avaliou e consolidou, revisando a proposta inicialmente apresentada.

Foram 507 contribuições em itens específicos da norma, feitas por 26 instituições ou pessoas físicas que atuam no setor, todas elas consolidadas, analisadas e dada devolutiva.

Em 2023, após publicação de novos decretos em âmbito federal, a minuta passou por novas adequações de modo a incorporar as novidades trazidas especialmente pelo Decreto Federal 11.413, de 2023 e seguiu seu fluxo interno de análise jurídica e normativa.

Já no fim do ano passado, a Minuta de Deliberação Normativa foi submetida a apreciação e discussão da Câmara Normativa e Recursal do Copam, em sua 185º Reunião Ordinária, quando houve pedido de vistas, retorno este que foi obtido no último dia 30/1, após contribuições dos Conselheiros do Copam, sendo, assim, aprovada.

Confira abaixo os produtos abrangidos na deliberação normativa

  • Produtos eletroeletrônicos de uso doméstico, seus componentes e suas embalagens;
  • Pilhas e baterias portáteis;
  • Baterias chumbo-ácido automotivas, industriais e de motocicletas;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, de vapor de mercúrio e de luz mista;
  • Embalagens de óleos lubrificantes;
  • Embalagens em geral de plástico, papel, papelão, metais e vidro;
  • Medicamentos domiciliares de uso humano, vencidos ou em desuso, e suas embalagens.
Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Investimento do governo federal em Minas vai começar pela BR-381
Next Article Revista sexy Nathalia Beletato O Crescimento dos Livros Independentes: Uma Análise Detalhada do Mercado Literário
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Brasil4
  • Noticias109
  • Politica13
  • Tecnologia14

Veja mais sobre

Richard Otterloo
Noticias

Richard Otterloo comenta o impacto da inteligência artificial na indústria de fabricação

24/11/2023
Eloizo Gomes Afonso Durães
Noticias

Holanda: o próximo destino para os amantes do ciclismo, com Eloizio Gomes Afonso Durães

14/03/2023
Haroldo Dalazoana Afonso Durães
Noticias

Como você vê sua empresa daqui há 10 anos? Saiba como investir de verdade com Haroldo Dalazoana Afonso Durães

09/03/2023
Leograf Gráfica e Editora LTDA
Noticias

Conheça a importância do Adobe illustrator para a indústria gráfica

17/03/2023
  • INICIO
  • Noticias
  • Tecnologia
  • Politica
  • Brasil

Tribuna Mineira é o blog para quem busca informações relevantes e atualizadas sobre política, tecnologia e Brasil. Nossa missão é conectar você com as notícias que realmente importam, de forma clara e objetiva. Se você se interessa por esses temas e quer ter uma visão mais aprofundada sobre o nosso país, este é o lugar certo para você.

Tribuna Mineira – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Follow US
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?