Hot News
Hábitos que constroem disciplina: repetição simples para resultados extraordinários
Entenda a regulação e fiscalização dos FIDCs pela CVM
Tentativa de Roubo em Belo Horizonte Deixa Idoso Ferido e Roupa Rasgada.
Direito Eleitoral e inteligência emocional: desafios éticos para advogados em disputas políticas intensas
Cadeia produtiva do agronegócio: do campo à mesa
Tribuna Mineira Notícias
  • Início
  • Noticias
    NoticiasShow More
    As obras de mobilidade urbana aceleram a valorização imobiliária ao melhorar acesso e infraestrutura, observa Alex Nabuco dos Santos.
    Qual é o impacto das obras de mobilidade urbana na valorização imobiliária?
    5 Min Read
    A Non Stop conecta BH ao humor de Gio Lisboa em uma edição exclusiva do Fora da Plateia. (Créditos: Clara Lins)
    Gio Lisboa leva a turnê Fora da Plateia para Belo Horizonte com apresentação única!
    3 Min Read
    Ian dos Anjos Cunha mostra como hábitos simples e repetitivos criam a disciplina necessária para alcançar resultados extraordinários.
    Hábitos que constroem disciplina: repetição simples para resultados extraordinários
    6 Min Read
    Leonardo Rocha de Almeida Abreu mostra como organizar uma peregrinação estratégica torna o Caminho de Santiago ainda mais transformador.
    Santiago de Compostela: Como planejar a peregrinação com inteligência?
    5 Min Read
    Rodrigo Gonçalves Pimentel destaca como a ética empresarial sustenta a confiança entre credores, colaboradores e investidores durante a recuperação judicial.
    Ética empresarial: Saiba mais sobre a base da credibilidade e da transparência na recuperação judicial
    5 Min Read
  • Politica
    PoliticaShow More
    Governo de Minas passa a oferecer teste genético gratuito para detecção de câncer de mama e de ovário
    4 Min Read
    Governo de Minas anuncia desligamento do diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares
    4 Min Read
    Governo de Minas e Ministério Público avançam juntos para fortalecer a rede de proteção à mulher
    4 Min Read
    Governo de MG sanciona lei do Propag que autoriza uso de compensação previdenciária para pagar dívidas
    4 Min Read
    Governo de Minas Gerais aprova isenção de IPVA apenas para híbridos da Fiat
    4 Min Read
  • Tecnologia
    TecnologiaShow More
    Inovação e tecnologia agregam valor ao setor cafeeiro de Minas Gerais
    4 Min Read
    Governo de Minas é destaque nacional em inovação digital no Secop 2025
    4 Min Read
    Governo de Minas é finalista em prêmio de inovação pública com digitalização de serviço de saúde
    4 Min Read
    Minas Gerais se prepara para a temporada de incêndios com força-tarefa e tecnologia de ponta
    4 Min Read
    Investimento bilionário da Century transforma o cenário tecnológico em Minas Gerais
    4 Min Read
  • Sobre Nós
Font ResizerAa
Tribuna Mineira NotíciasTribuna Mineira Notícias
Search
  • INICIO
  • Noticias
  • Tecnologia
  • Politica
  • Brasil
Follow US
Tribuna Mineira Notícias > Blog > Noticias > Governo de Minas define diretrizes para implementação da logística reversa no estado
Noticias

Governo de Minas define diretrizes para implementação da logística reversa no estado

Harris Stolkist By Harris Stolkist Published 14/02/2024
Share

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou, nesta ultima sexta-feira (9/2), a Deliberação Normativa Copam nº 249/2024, que define as diretrizes para implementação, operacionalização e monitoramento de sistemas de logística reversa no estado.

O ato normativo aborda em um único regulamento as normas gerais para todos os setores sujeitos à logística reversa de produtos e embalagens.

A logística reversa é um conjunto de ações que envolve a coleta, transporte, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens no pós-consumo, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental.

Por meio dessa operação, os produtos, as suas embalagens ou outros resíduos voltam ao fabricante, que fica responsável por gerenciar os procedimentos de destinação final.

A deliberação, aprovada em 30/1/2024 pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), determina que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de diversos produtos devem estruturar, implementar e operacionalizar Sistema de Logística Reversa (SLR), mediante retorno dos produtos e embalagens pós-consumo.

O ato normativo também orienta que a operação precisa ser feita de forma particular, independente de serviço público de limpeza.

Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, de acordo com o ato normativo, podem atender as obrigações estabelecidas de forma coletiva ou individual.

A exigência é que seja formalizado à Semad o Plano de Logística Reversa ou o Termo de Compromisso de Logística. Vale lembrar que o plano, independentemente de estar ou não atrelado ao Termo de Compromisso, precisa ser cadastrado junto à Secretaria até dia 30/12/2024.

Já a comprovação do cumprimento das disposições constantes do Plano de Logística Reversa quanto à implementação dos SLRs, junto ao órgão, se dará mediante apresentação dos Relatórios Anuais de Resultados da Logística Reversa, até 31/7 de cada ano, considerando o período de 1/1 a 31/12 do ano anterior.

“É um passo importante para a sustentabilidade em Minas Gerais e definitivo para implantarmos a economia circular no estado. É também um passo importante para a política de mudanças climáticas. Somos o quinto estado a regulamentar a política de logística reversa. Os resíduos são importantes para que tenhamos esse olhar de toda a cadeia, desde a geração até a reutilização”, pontuou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Pioneirismo

Estados como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Maranhão regulamentaram a obrigatoriedade da logística reversa para várias categorias de produtos pós-consumo, mas apenas Minas Gerais colocou como prioridade a valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

O ato normativo prevê que os responsáveis pela implementação e operacionalização dos SLRs de embalagens em geral terão que priorizar a comercialização dos materiais a partir de catadores, antes de usar os créditos de reciclagem oriundos de outros operadores logísticos.

De forma pioneira, a deliberação colocou como comprovação da obrigação a vinculação ao Bolsa Reciclagem, programa da Semad que possui associações e cooperativas cadastradas.

Além disso, o ato normativo determina que outras ações sejam tomadas para abranger catadores que atuam de forma individual ou por meio de organizações que ainda não conseguiram se cadastrar no programa.

Outro ponto que beneficia os catadores é que, apesar de ser vedada a compensação de um material pelo outro, no caso das embalagens em geral destinados a partir de 1/1/2025, os SLRs poderão apurar o cumprimento das metas quantitativas, independentemente do tipo de material recuperado, desde que tenha mais de 70% da meta de recuperação cumprida por meio de parceria com catadores ou entidades.

Contribuição para a economia

Além de contribuir com o meio ambiente, a logística reversa gera renda a quem precisa, como no caso dos catadores de recicláveis.

No Brasil, o impacto do setor de resíduos sobre a economia é muito relevante. Uma tonelada de resíduos encaminhada à recuperação e reciclagem gera cerca de 40 vezes mais postos de trabalho do que a mesma tonelada de resíduos encaminhada à disposição final em aterros.

Com a logística reversa, a quantidade de resíduos gerados acaba sendo reduzida, otimizando os processos produtivos de empresas, uma vez que a utilização do material reciclável faz com que o custo com matéria prima seja reduzida de forma considerável, conquistando, assim, uma vantagem competitiva no mercado. Desta forma, abre-se a possibilidade de redução do preço de diversos produtos ao consumidor final.

Processo de construção da deliberação

Diante da necessidade de regulamentação, em junho 2021 teve início a discussão, ainda interna, de uma proposta de deliberação normativa que posteriormente seria apresentada aos principais atores envolvidos na temática, visando a construção de um processo que tivesse a contribuição da sociedade.

Nesse contexto, em agosto de 2022 foi realizada uma reunião pública na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), para a qual foram convidados os representantes dos setores envolvidos na temática, academia, prefeituras, representantes do comércio e os catadores de materiais recicláveis.

Os participantes tiveram a oportunidade de apresentarem suas dúvidas e contribuições na reunião e, posteriormente, encaminhá-las por escrito à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que as avaliou e consolidou, revisando a proposta inicialmente apresentada.

Foram 507 contribuições em itens específicos da norma, feitas por 26 instituições ou pessoas físicas que atuam no setor, todas elas consolidadas, analisadas e dada devolutiva.

Em 2023, após publicação de novos decretos em âmbito federal, a minuta passou por novas adequações de modo a incorporar as novidades trazidas especialmente pelo Decreto Federal 11.413, de 2023 e seguiu seu fluxo interno de análise jurídica e normativa.

Já no fim do ano passado, a Minuta de Deliberação Normativa foi submetida a apreciação e discussão da Câmara Normativa e Recursal do Copam, em sua 185º Reunião Ordinária, quando houve pedido de vistas, retorno este que foi obtido no último dia 30/1, após contribuições dos Conselheiros do Copam, sendo, assim, aprovada.

Confira abaixo os produtos abrangidos na deliberação normativa

  • Produtos eletroeletrônicos de uso doméstico, seus componentes e suas embalagens;
  • Pilhas e baterias portáteis;
  • Baterias chumbo-ácido automotivas, industriais e de motocicletas;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, de vapor de mercúrio e de luz mista;
  • Embalagens de óleos lubrificantes;
  • Embalagens em geral de plástico, papel, papelão, metais e vidro;
  • Medicamentos domiciliares de uso humano, vencidos ou em desuso, e suas embalagens.
Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Investimento do governo federal em Minas vai começar pela BR-381
Next Article Revista sexy Nathalia Beletato O Crescimento dos Livros Independentes: Uma Análise Detalhada do Mercado Literário
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Brasil5
  • Noticias160
  • Politica19
  • Tecnologia20

Veja mais sobre

Giampiero Rosmo
Noticias

Estratégias de fidelização de clientes em motéis

11/04/2024
Fernando Trabach Filho alerta para os riscos de investir no petróleo do pré-sal em plena transição para matrizes limpas.
Noticias

Petróleo do pré-sal: riscos de investir em uma matriz fóssil no século XXI

02/07/2025
Walter Duenas
Noticias

Unindo forças: Como a medicina tradicional e moderna trabalham juntas para uma saúde melhor

04/03/2024
1
Noticias

Diálogo construtivo, com Alberto Pires de Almeida: estratégias para aprimorar a comunicação entre médicos e seus pacientes

06/12/2024
  • INICIO
  • Noticias
  • Tecnologia
  • Politica
  • Brasil

Tribuna Mineira é o blog para quem busca informações relevantes e atualizadas sobre política, tecnologia e Brasil. Nossa missão é conectar você com as notícias que realmente importam, de forma clara e objetiva. Se você se interessa por esses temas e quer ter uma visão mais aprofundada sobre o nosso país, este é o lugar certo para você.

Tribuna Mineira – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Follow US
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?