Já pensou em visitar um país onde grande parte da população trocou os carros, trens, ônibus e o metrô pelas bicicletas? Para o empresário Eloizio Gomes Afonso Durães, quem ama o universo do ciclismo não pode deixar de conhecer a Holanda, o país com um número de bicicletas superior ao número de habitantes, e onde o ciclismo ganhou o coração de praticamente toda a população.
Mas você já parou para pensar os motivos disso ter acontecido? Como as bicicletas foram incluídas com tanta naturalidade na rotina dos habitantes da Holanda? O que é necessário para que isso aconteça em outros países? A partir dessas questões, separamos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto neste artigo. Continue lendo para saber mais sobre esse destino de viagem!
Conheça o país das bicicletas
Um dos países mais lindos da Europa, com toda certeza, é a Holanda. Conhecido como o país das flores, moinhos de vento e das bicicletas, a Holanda faz fronteira com países como a Bélgica e a Alemanha, que tem como capital a cidade de Amsterdam. Apesar de não ser um país muito grande, é um dos mais populosos do continente europeu e possui diversas paisagens incríveis e únicas.
Como a Holanda trocou os carros por bicicletas?
Como mencionado anteriormente, esse é o país das flores e dos moinhos de vento devido aos lindos e maravilhosos campos de tulipas que preenchem o cenário holandês. Mas você sabia que o país também é conhecido pelo grande número de bicicletas e, consequentemente, ciclistas que existem em seu território? De acordo com o empresário Eloizio Gomes Afonso Durães, isso se deve a inúmeros fatores relacionados à história do país.
Por volta dos anos que sucederam o fim da Segunda Guerra Mundial ocorreu um aumento da popularização dos veículos automotivos na Holanda, o que trouxe consequências diretas para o tráfego e a mobilidade urbana. Além disso, a crise do petróleo nos anos 70 também influenciou diretamente na adoção das bicicletas por grande parte da população holandesa que não podia arcar com valores altos de gasolina e não aguentavam passar horas no trânsito.
Outros países que seguem o mesmo caminho
Apesar da Holanda ser o país que mais chama atenção para o uso da bicicleta, existem outros países que seguem o mesmo caminho, como a Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Japão, Suécia, Bélgica e a China. Para o empresário Eloizio Gomes Afonso Durães, a popularização da bicicleta em países como esse auxilia na manutenção do meio ambiente e na redução da pegada de carbono.
Indivíduos que fazem mudanças
Se você achou isso curioso e gostaria de fazer parte da mudança, o empresário Eloizio Gomes Afonso Durães acredita que a mudança começa em cada indivíduo e que o uso de bicicletas no dia-a-dia pode contribuir consideravelmente na melhoria da qualidade de vida e da saúde das pessoas. Por isso, se você compactua com a causa, adote a bicicleta como seu principal meio de transporte, assim como os holandeses!